Quem somos

Este é um espaço de partilha de leituras em diferentes formatos e em diferentes suportes. Trata-se de um projeto da Escola Básica António Correia de Oliveira que tem como principal objetivo a promoção da leitura e o desenvolvimento de literacias digitais. Entre 2010 e 2013, assentou num trabalho colaborativo entre a BE e a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação de 9.º ano. Após um interregno de 3 anos, a BE retoma a implementação do projeto com turmas do 7.º ano, em parceria com Oferta Complementar e Tecnologias da Informação e Comunicação.

sábado, 20 de abril de 2013

Ler o Mundo no ticEDUCA Júnior 2013


     
     É já no próximo dia 7 de maio de 2013 que o nosso Clube de Leitura participará no II Encontro Nacional TIC e Educação - ticEDUCA Júnior 2013 - para alunos do Ensino Básico e Secundário, este ano subordinado ao tema Aprender para Inovar, Inovar para aprender.

     Este encontro resulta  da iniciativa do Centro de Competência em Tecnologias e Inovação do IEUL, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, a Direção-Geral da Educação e o e-Learning Lab da Universidade de Lisboa e tem por objetivo divulgar projetos inovadores, através de atividades práticas com TIC realizadas por alunos que, através da sua voz, ajudem a estimular a reflexão e a partilha de experiências.

     Acreditamos que a equipa representará e divulgará o nosso projeto com entusiasmo e orgulho!

Parabéns a todos os membros deste clube! 


quarta-feira, 17 de abril de 2013

Abertura da 4.ª sessão na BE


     Nos dia 15 e 16 de abril, os alunos do 9.ºano que integram este clube conheceram as propostas de leitura para a 4.ª sessão. O fotojornalismo do World Press Photo levará os alunos a compreender melhor o mundo em que vivem, através da leitura de fotografias premiadas entre 2011 e 2013. Todos os membros escolheram a fotografia a ler e a comentar. 



As partilhas não tardam! 

segunda-feira, 1 de abril de 2013

4.ª Sessão - Fotografia


“We exist to inspire understanding of the world through quality photojournalism.”


Caros membros do Clube de Leitura Ler o Mundo

     Porque um dos principais objetivos desta plataforma de partilha de leituras é levar os seus membros a "ler o Mundo", aqui vos deixamos mais uma sessão que vos permitirá conhecer algumas das fotografias premiadas pela World Press Photo

     Esta iniciativa, que é hoje uma fundação, existe desde 1955, com sede em Amsterdão, na Holanda, e pretende dar a conhecer o que de melhor se faz em termos de fotojornalismo. Muitos dos concorrentes arriscaram as suas vidas para partilharem com o Mundo momentos, bons e maus, mas que marcaram a História, com fotografias que se tornaram verdadeiros ícones.

     Vejam o pequeno filme que vos permitirá saber um pouco mais acerca da fundação World Press Photo:




    Selecionámos para leitura algumas das mais belas fotografias premiadas entre 2011 e 2013, das várias categorias a concurso, de entre as quais deverão escolher aquela que mais vos marcar, impressionar ou com a qual mais se identificarem. Para saberem mais sobre cada uma das fotografias, sobre o contexto em que foram tiradas e sobre os seus autores, basta que cliquem sobre o título de cada uma e poderão aceder a todas estas informações:


 

AT THE DANDORA DUMP, de Micah Albert  (2013)




 


 
FOOTBALLIN GUINEA-BISSAU, de Daniel Rodrigues (2013)








 
AT THE DINING HALL, de Jacob Ehrbahn (2013)




 




THE GOLDEN TOUCH, de Sergei Ilnitsky (2013)





 



 

THE CAGE, de Xiaoqun Zheng (2013)







 
AFGHANISTAN, de David Goldman (2012)







 
Sem título, de Andrew McConnell (2011)



 

 

 
 
AT A TENT THEATER NEAR YOU, de Amit Madheshiya (2011)





  


ALTNEULAND, de Amit Sha'al (2011)


 



     Todos os leitores membros deste clube deverão selecionar uma fotografia e proceder à sua leitura individualmente. Os comentários escritos produzidos serão publicados nos blogues de trabalho, acompanhados da respetiva imagem,  e, posteriormente, gravados na ferramenta Voicethread, que irão conhecer mais adiante. 



Aqui ficam as orientações para o desenvolvimento da sessão:

1. Seleção da fotografia a ler

2. Redação individual do comentário e sua publicação no blogue de trabalho, acompanhado da respetiva fotografia. O comentário deverá integrar:

          - autor e sua nacionalidade
   
          - título da  fotografia, categoria premiada que integrou e hiperligação da informação sobre a mesma

         - descrição da imagem: cores dominantes, personagens e objetos retratados, aspeto político, social, artístico ou desportivo abordado

          - apreciação pessoal/interpretação  

(não se espera uma análise técnica, mas uma descrição intuitiva e emocional, que revele as impressões que a imagem deixa em quem a vê, com a aplicação de recursos que já conhecem, desde adjetivos a recursos expressivos como a comparação ou a metáfora)

3. Gravação em voz, na ferramenta Voicethread publicada no blogue coletivo, dos comentários produzidos (cada membro deverá aceder  à plataforma disponibilizada (sign in), através dos dados da conta de grupo, selecionar a sua identidade e proceder à gravação no slide relativo à fotografia escolhida)

 
4. Comentário aos trabalhos dos colegas no blogue coletivo

Documentos de apoio: 

- artigo «Vamos "ler" fotografias», da rúbrica Com olhos de ver,  da revista Noesis, de julho de 2007, da autoria de Eduardo Cintra Torres e Teresa Fonseca - aqui.

- ficha informativa - manual escolar Entre palavras 8, de António Vilas-Boas e Manuel Vieira - aqui.


Boas leituras do Mundo!