Quem somos

Este é um espaço de partilha de leituras em diferentes formatos e em diferentes suportes. Trata-se de um projeto da Escola Básica António Correia de Oliveira que tem como principal objetivo a promoção da leitura e o desenvolvimento de literacias digitais. Entre 2010 e 2013, assentou num trabalho colaborativo entre a BE e a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação de 9.º ano. Após um interregno de 3 anos, a BE retoma a implementação do projeto com turmas do 7.º ano, em parceria com Oferta Complementar e Tecnologias da Informação e Comunicação.

domingo, 27 de novembro de 2011

Abertura da 2.ª sessão do Clube de Leitura na BE



     De 21 a 25 de novembro, em verdadeiras sessões de promoção de livros infantis, protagonizadas pelos Leitores K, os alunos do 9.º ano conheceram as propostas de leitura para a segunda sessão do nosso clube. Os jovens leitores do 4.º ano que integram o Clube de Leitura Ler o Mundo, através de depoimentos gravados em vídeo, tentaram convencer os seus colegas mais velhos de que os livros infantis têm muito para nos dar, em fantasia e em conhecimento. O objetivo foi atingido e os alunos de 9.º ano estão já a viajar pela literatura da infância.







Aguardamos os resultados deste encontro virtual! Boas leituras!


domingo, 20 de novembro de 2011

2.ª sessão - Livros Infantis


    
      Queridos membros do nosso clube, preparem-se para uma viagem à infância!
     Terminada a 1.ª sessão dedicada à leitura de jornais e de revistas, eis que surge o desafio de se lançarem no mundo da literatura infantil, juntamente com os Leitores K. Aqui estão as propostas de leitura da Biblioteca Escolar para esta sessão:




     Os nossos convidados especiais já concluíram esta mesma sessão e já deixaram no seu blogue os resultados das leituras realizadas. Todos são convidados a entrar na casa dos Leitores K e a ver e a ouvir os seus depoimentos sobre as extraordinárias obras a ler. Os alunos do 4.º K partilham convosco as suas leituras e as suas emoções.
Cliquem aqui e deixem-se seduzir!



Para o desenvolvimento desta sessão, as orientações são as seguintes:
a) escolha da obra a ler e a comentar;

b) leitura da obra e redação do comentário que deverá responder às seguintes questões:
          - Quem escreveu este livro e qual é o seu título?
          - Que características (ilustrações, capa, título) me motivaram a lê-lo?
          - Gostei da história e das ilustrações? Porquê?
           - O que pude concluir com a sua leitura?

c) publicação dos comentários com recurso à ferramenta a Web 2.0 Prezi;

d) troca de livros com outros membros do clube;

e) comentários às leituras de outros membros nos blogues “Ler e Mundo” e “Leitores K”.

Leiam e divirtam-se!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

"Homens da Luta querem que o Ronaldo pague a crise" (Visão)

Olá! Eu sou o Tiago do 9.ºA e achei boa a solução proposta pelos Homens da Luta para acabar com as dificuldade económicas do nosso país: Cristano Ronaldo deveria pagar a crise de Portugal.

Referência bibliográfica:

Homens da Luta querem que o Ronaldo pague a crise. Visão [Em Linha]. Disponível na Internet: http://aeiou.visao.pt/homens-da-luta-querem-que-o-ronaldo-pague-a-crise=f631421#ixzz1cj6l6Cyi


Tiago Alves

"Villas-Boas vence Dragão de Ouro para treinador do ano" (A Bola)


O meu nome é João Carlos, sou aluno do 9.º A e li esta notícia sobre futebol no jornal "A Bola". Gostava muito de que vocês comentassem e vissem o meu voki.




Referência bibliográfica:



Villas-Boas vence Dragão de Ouro para treinador do ano. A Bola [Em linha]. [Consult.14-10-2011]. Disponível na Internet: http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=292790

João Carlos

"McNamara e a Nazaré candidatos a prémio para a maior onda" (Jornal Público)

 Sou a Romana Neiva, do 9.º A, membro deste clube de leitura. Escolhi uma notícia da secção do Desporto do jornal Público que sei vai interessar a todos quanto gostam de desporto e, em especial, de surf.

Referência bibliográfica:
McNamara e a Nazaré candidatos a prémio para a maior onda. Público [Em linha]. [Consult. 14-10-2011]. Disponível na Internet: http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1518388
 



Romana Neiva

"Chuvas de estrelas nos céus da Europa neste Sábado" (Público)

 
Colegas membros do Clube de Leitura, sou a Cristiana Silva do 9.º A. Vou dar-vos a conhecer uma notícia que li no jornal Público. Se gostam de astronomia, também vão querer ler. 
..
Referência bibliográfica:

Chuvas de estrelas nos céus da Europa neste Sábado.  Jornal Público [Em linha]. [Consult. 04-11-2011]. Disponível na Internet:
http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/estrelas-cadentes-podem-amanha-ser-vistas-no-ceu-1515487


Cristiana Silva

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

"Mais dois resgates emocionam Turquia" (Visão)

Boas, eu sou o Daniel Brito do 9.ºA, e gostava de partilhar a minha notícia com vocês. Espero que se interessem por ela e que gostem do comentário que elaborei!

Referência bibliográfica:

Mais dois resgates emocionam Turquia. Visão [Em linha]. [Consult. 26-10-2011]. Disponível na Internet: http://aeiou.visao.pt/mais-dois-resgates-emocionam-turquia=f629797




 
Daniel Brito

"Campeonato Regional do Minho de BTT DHI" (Bike Magazine)

      Sou o João Vilas-Boas e escolhi a Bike Magazine porque gosto muito de BTT. Leiam o meu artigo e ouçam o meu comentário.

 
Referência bibliográfica:
Campeonato Regional do Minho de BTT DHI. Bike Magazine [em linha]. [consult. 13-10-2011]. Disponível na Internet em : <http://www.bikemagazine.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=2260&Itemid=27>
 
João Vilas-Boas

terça-feira, 15 de novembro de 2011

"Cientistas reconstroem genoma da peste negra" (Público)

     Sou o Nuno Maia, do 9.ºB. Adoro história e arqueologia e não pude deixar de ler esta notícia do Público que tanto me fascinou. Leiam também!


Referência Bibliográfica:
Ferreira, Nicolau - Cientistas reconstroem genoma da peste negra. Público [Em linha]. [Consult. 16-10-2011]. Disponível na internet em: http://www.publico.pt/Ciências/cientistas-reconstroem-genoma-da-peste-negra-1516196?p=2


Nuno Maia

"Harry Potter - a última aventura" (Visão Júnior)

     Olá, membros do clube Ler o Mundo, sou a Alexandra Faria do 9.ºB. São fãs do Harry Potter como eu? Então divirtam-se a ler este artigo da Visão Júnior.


Referência bibliográfica:
Harry Potter - a última aventura .Visão Júnior [Em linha]. [Consult. 13-10-2011]. Disponível na Internet em: http://aeiou.visao.pt/harry-potter-a-ultima-aventura=f613401


Alexandra Faria

"Caso Jenniffer Viturino: MP arquiva inquérito por falta de indícios probatórios de crime" (Lux)

     Amanda Silva é o meu nome, sou aluna do 9.ºB, e quero partilhar convosco esta notícia que me impressionou.
Referência bibliográfica:
Caso Jenniffer Viturino: MP arquiva inquérito por falta de indícios probatórios de crime. Lux [Em linha]. [Consult. 13-10-2011]. Disponível na Internet em: http://www.lux.iol.pt/nacionais/jennifer-viturino-morte/1292997-4996.html.

Amanda Silva

"Fotos: Daniela Ruah e Christian Olsen, juntos, em noite de antestreia" (Lux)

Olá, sou a Susana Dias, do 9.ºB, e gosto de estar atualizada acerca das personalidades que mais admiro. Deixo-vos aqui o meu comentáriuo a uma notícia da revista Lux.
Referência Bibliográfica:

Fotos: Daniela Ruah e Christian Olsen, juntos, em noite de antestreia. Lux [Em linha][consult. 13-10-2011]. Disponível na Internet em : http://www.lux.iol.pt/internacionais/daniela-ruah-christian-olsen-the-thing/1288114-4997.html
  

Susana Dias

"Surf: Melhores do mundo desafiam as ondas de Supertubos" (Visão Júnior)

     Sou a Maria Lopes. Sou aluna do 9.ºB e adoro surf, por isso escolhi esta notícia da Visão Júnior. Leiam e deixem os vossos comentários.
Referência bibliográfica:

Surf: Melhores do mundo desafiam as ondas de Supertubos. Visão Júnior [Em linha]. [Consult. 13-10-2011]. Disponível na Internet em: http://aeiou.visao.pt/surf-melhores-do-mundo-desafiam-as-ondas-de-supertubos=f626927#ixzz1by9hXxuN.

Maria Lopes

"Berlindes no bolso" (Notícias Magazine)

      O meu nome é Catarina Macedo, sou aluna do 9.ºC e escolhi um artigo da revista Notícias Magazine que me transportou até à minha infância. Viagem no tempo como eu!

Leiam o artigo aqui.

Referência bibliográfica:
ALMEIDA, Carla - Berlindes no bolso. Notícias Magazine. Lisboa: Diário de Notícias. N.º 51998 (2011) pág. 82.

Catarina Macedo

"Fêmea de Tapir- Sul Americano chega ao zoo Santo Inácio" (Visão Júnior)

Sou o César Arriscado, do 9.ºC e aqui trago um artigo da Visão Júnior para quem gosta de animais.
 
Referência bibliográfica:

Fêmea de Tapir- Sul Americano chega ao zoo Santo Inácio. Visão Júnior [Em linha]. [Consult. 10/10/2011]. Disponível na Internet em: http://aeiou.visao.pt/femea-de-tapir-sul-americano-chega-ao-zoo-santo-inacio=f623162


César Arriscado

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

"Animais estranhos" (Visão Júnior)

     Olá, eu sou o Luís Amorim, do 9.ºB. Adoro animais e vocês? E se forem animais muito estranhos? Querem conhecê-los? Então, leiam este artigo da Visão Júnior.



Referência bibliográfica:

MECO, Ivo - Animais estranhos. Visão Júnior [Em linha]. [Consult. 14-11-2011]. Disponível na Internet em:
http://aeiou.visao.pt/animais-estranhos=f587436



Luís Amorim

sábado, 12 de novembro de 2011

"Camuflagem animal" (Quero Saber)

     Eu sou a Andreia do 9.º C e escolhi a reportagem "Camuflagem animal", publicada na revista “Quero Saber”, porque gosto muito de animais.
     Se gostam de animais selvagens como eu, consultem a reportagem aqui.

Referência bibliográfica:
Camuflagem animal - os segredos de alguns dos animais mais incríveis jamais vistos. Quero Saber. Lisboa: Goody S.A. N.º13 (2011), p. 54 - 57.

Andreia Lopes

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

"Surf: Melhores do mundo desafiam as ondas de Supertubos" (Visão Júnior)

Eu sou a Cecília dias, do 9.ºB. Se gostam de surf, vão adorar comentar a minha leitura.

Referência bibliográfica:
Surf: Melhores do mundo desafiam as ondas de Supertubos. Visão Júnior [em linha]. [consult. 13-10-2011]. Disponível na Internet em: http://aeiou.visao.pt/surf-melhores-do-mundo-desafiam-as-ondas-de-supertubos=f626927.



Cecília Dias

"A Olívia e o Vitinho estão de regresso ao Aquário Vasco da Gama" (Visão Júnior)

     Olá, o meu nome é Adriana Monte. Sou aluna do 9.ªB, gosto de animais e leio frequentemente a Visão Júnior. Querem conhcer a Olívia e o Vitinho? Leiam e ouçam!

Referência bibliográfica:

A Olívia e o Vitinho estão de regresso ao Aquário Vasco da Gama. Visão Júnior [Em linha]. [Consult. 13-10-2011]. Disponível na Internet em: http://aeiou.visao.pt/a-olivia-e-o-vitinho-estao-de-regresso-ao-aquario-vasco-da-gama=f625541.


Adriana Monte

"Inter volta à carga por Hulk em Janeiro" (A Bola)

     Trago-vos uma notícia do jornal A Bola e chamo-me Vítor Miquelino. Sou aluno do 9.ºB e gostei bastante desta sessão dedicada aos jornais e às revistas.
Referência bibliográfica:

Inter volta à carga por Hulk em Janeiro. A Bola [Em linha]. [Consult. 13-10-2011]. Disponível na Internet em : http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=292547

Vítor Miquelino

"Proteção Civil confirma que distrito de Lisboa foi o mais afetado pelo mau tempo" (Público)

Olá, membros do clube de leitura Ler o Mundo. O meu nome é Fernando Fernandes, sou aluno do 9.ºB, e li uma notícia do jornal Público que me impressionou. Leiam-na também.


Referência bibliográfica:

RODRIGUES, Aníbal - Proteção Civil confirma que distrito de Lisboa foi o mais afetado pelo mau tempo. Público [Em linha]. [Consult. 13-10-2011]. Disponível na Internet em: http://www.publico.pt/Local/proteccao-civil-confirma-que-distrito-de-lisboa-foi-o-mais-afectado-pelo-mau-tempo-1518406

 

 


Fernando Fernandes

"Canyoning na pérola do Atlântico" (Outdoor)

O meu nome é Edson Santana, sou aluno do 9.ºB e aqui vos deixo a leitura que fiz de um artigo da revista Outdoor.

Referência bibliográfica:

Canyoning na pérola do Atlântico. Outdoor. [Em linha]. [Consult. 13-10-2011]. Disponível na Internet: http://www.revistaoutdoor.pt/1/index.php


Edson Santana

"Portugal conhece hoje adversário do play-off" (A Bola)

Sou o Bruno Ferreira, do 9.ºB, e aqui vos deixo a minha leitura.


Referência bibliográfica:

 PEREIRA, Miguel Cardoso - Portugal conhece hoje adversário do play-off. A BOLA [Em linha]. [Consult.13-10-2011]. Disponível na Internet em: < http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=292571>.



Bruno Ferreira

"Simoncelli morre atropelado por Rossi e Edwards" (Sol)

O meu nome é José Silva, sou do 9.ºB, e partilho convosco uma triste notícia do jornal Sol.



Referência bibliográfica:

MotoGP: Simoncelli morre atropelado por Rossi e Edwards. Sol [Em linha]. [Cunsult.23/10/2011]. Disponível na Internet em: http://sol.sapo.pt/inicio/Desporto/Interior.aspx?content_id=31807.


José Silva

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

"Prostitutas aumentam e os preços diminuem" (Jornal de Notícias)

Sou a Patrícia Vila-chã  do 9.ºA. Como achei esta notícia chocante e apelativa, resolvi partilhá-la convosco.


Referência bibliográfica:


SCHRECK, Inês - Prostitutas aumentam e os preços diminuem. Jornal de Notícias [Em Linha]. [Consult.14-10-2011]. Disponível na Internet: <http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=2056138>


 
Patrícia Vila-Chã

"FOTOS: Catrástrofe ambiental na Nova Zelândia" (Visão)

Olá, eu sou o Diogo do 9.ºA e vou falar-vos da notícia que li. Se te interessas por questões ambientais, segue o link e informa-te sobre a catástrofe que se abateu sobre a Nova Zelândia.


Referência bibliográfica:

FOTOS: Catrástrofe ambiental na Nova Zelândia. Visão [Em linha]. [Consult. 14-10-2011]. Disponivel na Internet: http://aeiou.visao.pt/fotos-catrastrofe-ambiental-na-nova-zelandia=f626823




 
Diogo Capela

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

"Supertaça já tem hora marcada" (A Bola)



O meu nome é Tiago Pinto, sou aluno do 9.ºC, e li uma noticia sobre hóquei em patins que vão adorar.

Referência bibliográfica:

BARROS, antónio -  Supertaça já tem hora marcada. A Bola [Em linha]. [Consult 10/10/11] Disponivel na internet: <http://abola.pt/nnh/ver.aspx?id=292001>



Tiago Pinto

"Hulk testado no «onze» do Brasil" (A Bola)

     O meu nome é Guilherme Abreu, sou aluno do 9.ºC, e quero mostrar-vos esta notícia.

Referência bibliográfica:

Hulk testado no «onze» do Brasil. A Bola [Em linha]. [Consult. 10-10-2011]. Disponível na Internet em: http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=292044


Guilherme Abreu

"«O meu objectivo é regressar ao Benfica» - Wass" (A Bola)

     Carlos Vale é o meu nome, sou aluno do 9.ºC  gosto de futebol. Escolhi uma notícia do jornal A Bola. Espero que gostem do meu comentário.

«O meu objectivo é regressar ao Benfica» - Wass. A Bola [Em linha]. [Consult. 10-10-2011]. Disponível na Internet em: http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=292054

Carlos Vale

"Afilhada de Amy Winehouse faz homenagem emocionada à madrinha" (Visão)

Olá! Eu sou a Ânia Peixoto do 9.ºA. O meu artigo é muito interessante e queria partilhá-lo convosco!

Referência Bibliográfica:

Afilhada de Amy Winehouse faz homenagem emocionada à madrinha. Visão [Em linha]. [Consult. 14-10-2011]. Disponível na Internet: http://aeiou.visao.pt/afilhada-de-amy-winehouse-faz-homenagem-emocionada-a-madrinha-video=f627407



Ânia Peixoto

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Pais agridem professora dentro da sala de aulas em Sesimbra (Público)

     Eu sou o Hugo Silva, do 9.ºB, li esta notícia do jornal Público que quero partilhar convosco.


Referência bibliográfica:


Pais agridem professora dentro da sala de aulas em Sesimbra. Público [Em linha]. [Consult. 27-10-2011]. Disponível na Internet em: <http://www.publico.pt/Educa%C3%A7%C3%A3o/pais-agridem-professora-dentro-de-sala-de-aulas-em-sesimbra-1518332>

 
Hugo Silva

"Lesão de Rodríguez sem gravidade" (A Bola)

     Sou o Douglas Diaz, aluno do 9.ºC, e gosto muito de desporto, pelo que escolhi esta notícia do jornal A Bola.
Referência bibliográfica:
Lesão de Rodríguez sem gravidade. A Bola [Em linha]. [Consult. 10-10-2011]. Disponível na Internet em: http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=291966

Douglas Diaz

"Não me deixo deslumbrar" (Notícias Magazine)

     Sou a Alice Correia, aluna do 9.ºC. Gosto muito de música e a cantora Áurea tem sido alvo da minha atenção nos últimos tempos. Por isso escolhi comentar esta entrevista que deu à revista Notícias Magazine, que podem ler se clicarem aqui.

Referência bibliográfica:

AMARO, Carla - Não me deixo deslumbrar. Notícias Magazine. Lisboa: Diário de Notícias. N.º 52026 (2011), p. 22-28.


Alice Correia


"Corridas de cavalos" (Visão Júnior)

O meu nome é Beatriz Lopes, sou aluna do 9.ºC, e adoro cavalos. Por isso escolhi este artigo da Visão Júnior.

Referência bibliográfica:

Corridas de cavalos. Visão Júnior [Em Linha]. [Consult.10-10-2011]. Disponível na Internet em: http://aeiou.visao.pt/corridas-de-cavalos=f629077




Beatriz Lopes