Quem somos

Este é um espaço de partilha de leituras em diferentes formatos e em diferentes suportes. Trata-se de um projeto da Escola Básica António Correia de Oliveira que tem como principal objetivo a promoção da leitura e o desenvolvimento de literacias digitais. Entre 2010 e 2013, assentou num trabalho colaborativo entre a BE e a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação de 9.º ano. Após um interregno de 3 anos, a BE retoma a implementação do projeto com turmas do 7.º ano, em parceria com Oferta Complementar e Tecnologias da Informação e Comunicação.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

"Leões aumentam ciclo vitorioso" (Record)

    

     Olá, eu sou o Cláudio Graça, sou um adepto do Sporting da turma 9ºC. Vejam a notícia que escolhi no jornal Record. É uma notícia muito boa a nível Nacional e Europeu. Vejam como é interessante!



Referência bibliográfica:

Leões aumentam ciclo vitorioso. Record [Em linha]. [Consult. 10-10-2011]. Disponível na Internet em: <http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=724285>



Cláudio Graça

"José Niza (1938-2011) - Sete Vidas" (Jornal de Letras)

    
     Olá, eu sou a Natércia Torres, do 9.ºC, e li um artigo sobre José Niza que gostaria de partilhar convosco.




Referência Bibliográfica:

José Niza (1938-2011) - Sete Vidas . Jornal de Letras , Artes e Ideias. [Em linha]. [Consult. 10-10-2011]. Disponível na Internet em: <http://aeiou.visao.pt/jose-niza-1938-2011-sete-vidas=f623989>



 



Natércia Torres

"Gigantes pré-históricos - os maiores dinossáurios" (Quero Saber)

     Olá, eu sou a Bruna Santos do 9ºC. Gostam de dinossauros? O artigo que li na revista Quero Saber vai agradar-vos. Poderão lê-lo aqui.




Referência Bibliográfica:
Gigantes pré-históricos - os maiores dinossáurios. Quero Saber. Lisboa: Goody S.A. Nº13 (2011), p. 84-87.


Bruna Santos

domingo, 16 de outubro de 2011

Abertura da 1.ª sessão do Clube de Leitura na BE

     De 10 a 14 de outubro, as três turmas de 9.º ano participaram na abertura da 1.ª sessão do nosso clube, dedicada à leitura de jornais e de revistas. As orientações foram fornecidas e todos os alunos selecionaram o seu artigo, reportagem ou notícia. A janela do Mundo ficou aberta para a leitura.

Aguardamos o resultado do vosso trabalho.


 
Click to play this Smilebox newsletter

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

1.ª sessão - Jornais e Revistas



     Após o nosso primeiro encontro na vossa sala de aula, aqui estamos para a abertura da 1.ª sessão  do nosso clube dedicada aos jornais e às revistas. Esta aula na biblioteca deverá ser utilizada para a leitura e seleção dos artigos ou notícias a comentar por cada membro do clube. Aqui no blogue Ler o Mundo estão disponíveis jornais e revistas que deverão ser utilizados, se optarem pela leitura online, contudo também poderão escolher a leitura em suporte de papel, recorrendo às publicações disponibilizadas na área de leitura informal. A vossa leitura será partilhada recorrendo à ferramenta Voki e comentada por todos os membros do nosso grupo.

     A mensagem a publicar no blogue Ler o Mundo, após a devida preparação no blogue de cada grupo de trabalho, deverá respeitar os seguintes parâmetros:
1. pequena introdução;
2. apresentação da referência bibliográfica (poderás relembrar como fazê-la aqui);
3. publicação do pequeno filme realizado na ferramenta Web "Voki", cujo conteúdo será um curto comentário ao artigo ou notícia;
4. o comentário deverá integrar:
a) a razão da escolha do jornal ou revista;
b) o tema do artigo ou notícia;
c) a justificação da escolha do artigo ou notícia;
5. após a publicação, deverão comentar as mensagens dos colegas.



 

Leiam o Mundo e sejam felizes!



sábado, 8 de outubro de 2011

Novo ano, novos membros, novas leituras, novo clube...

    
     É com uma imensa alegria que a as professoras bibliotecárias e o professor de Tecnologias da Informação e da Comunicação reiniciam as sessões do Clube de Leitura, este ano com novos membros, com novas sessões que propõem novas leituras e com novas ferramentas da Web 2.0.  
     Os alunos do 9.º ano, da EB 2, 3 António Correia de Oliveira, e a turma K do 4.º ano, da EB1 de Esposende, acompanhados pela sua professora Fátima Matos, serão os novos membros deste clube iniciado pelos alunos do 9.º B, no ano letivo 2010/2011. Acreditamos que, no final deste ano letivo, todos poderão afirmar ser mais e melhores leitores e mais e melhores utilizadores das ferramentas digitais. Esperamos que melhores do que o protagonista deste pequeno filme de animação que aqui vos deixamos em jeito de brincadeira.
Sejam bem-vindos e divirtam-se!




     Um imenso OBRIGADO à professora Sílvia Santos, parceira e extraordinária colaboradora, que tanto contribuiu para o sucesso deste projeto.