Quem somos

Este é um espaço de partilha de leituras em diferentes formatos e em diferentes suportes. Trata-se de um projeto da Escola Básica António Correia de Oliveira que tem como principal objetivo a promoção da leitura e o desenvolvimento de literacias digitais. Entre 2010 e 2013, assentou num trabalho colaborativo entre a BE e a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação de 9.º ano. Após um interregno de 3 anos, a BE retoma a implementação do projeto com turmas do 7.º ano, em parceria com Oferta Complementar e Tecnologias da Informação e Comunicação.

terça-feira, 26 de abril de 2011

5.ª Sessão - Artes Plásticas/Pintura - Comentários

    
     A ferramenta Web 2.0 "Voicethread" é um fabuloso recurso que permite a um grupo de pessoas partilhar opiniões sobre um mesmo tópico. Aqui, os membros do Clube de Leitura Ler o Mundo deixarão os seus comentários a algumas obras do pintor iraniano Iman Maleki:


Abertura da 5.ª sessão do Clube de Leitura na BE

     

     O espanto, a emoção e a comoção inundaram os rostos dos nossos alunos membros do Clube de Leitura Ler o Mundo, hoje, na  abertura da sessão dedicada às Artes Plásticas e à pintura de Iman Maleki. Muitos não queriam acreditar que as belíssimas criações deste pintor iraniano não eram fotografias, mas antes pinturas a óleo sobre tela. Foi realmente gratificante ver os alunos emocionados perante a arte. Daqui resultarão, sem sombra de dúvidas, extraordinários comentários e enriquecedoras partilhas.


















Obrigada pela vossa motivação!


5.ª Sessão - Artes Plásticas/Pintura


Saudações, membros do nosso Clube de Leitura!

     
     Espera-vos uma magnífica viagem pelo mundo das artes plásticas e pela impressionante obra do pintor realista iraniano Iman Maleki. Trata-se de um ainda jovem pintor nascido em Teerão – Irão, em 1976,  que estudou pintura com um outro pintor iraniano, Morteza Katouzian, sendo este também a sua principal referência artística. Retrata nos seus quadros cenas da vida quotidiana com um realismo tal, que deixa perplexo quem os vê. 
     Nesta sessão de abertura na BE, terão de explorar a página oficial do pintor Iman Maleki e ficar a conhecer um pouco melhor a sua vida e a sua obra. Das pinturas que poderão encontrar na galeria da página oficial do pintor, escolhemos quatro, que têm como objecto comum o livro, e que gostaríamos que analisassem e, posteriormente, comentassem. Não esperamos uma análise técnica, mas uma descrição mais intuitiva e emocional, contudo, para concretizar este comentário, terão de respeitar os seguintes parâmetros:


1. selecção de uma das quatro obras sugeridas  (Sisters and book, Omens of Hafez, Studying e Dizziness)

2.  redacção do texto no programa informático Microsoft Word, respeitando os seguintes tópicos:
     a) título do quadro
     b) autor
     c) data
     d) técnica usada
     e) assunto retratado e sua descrição (a descrição deverá ser pessoal e dar a conhecer as impressões e emoções causadas pela pintura, recorrendo a adjectivação e a recursos expressivos)
3. após revisão, os textos deverão ser publicados no blogue de trabalho de grupo e acompanhados da imagem do quadro escolhido
4. registo áudio dos comentários criados na ferramenta Web 2.0 “Voicethread”, cuja plataforma de conversação de grupo será disponibilizada no blogue colectivo

Nota: Para melhor se prepararem para as leituras a realizar, sugerimos algumas obras para consulta. Deverão explorá-las, seguindo as orientações fornecidas na sessão na BE, e retirar a informação que considerarem útil:
-  O Livro das Pinturas Famosas - editora Edicare
-  Arte para Crianças, uma introdução às pinturas e esculturas mais famosas do mundo -editora Civilização
-  Eu Quero Saber as Artes – Júnior - editora Infantil Universal
Descobrir a Arte Através do Mundo - editora Kalandraka


     Poderão também consultar alguns materiais fornecidos na seccção de Educação do Museu Nacional de Arte Antiga e que orientam a observação de algumas conhecidas obras deste museu:

- Tentações de Santo Antão, Jheronimus Bosch
- São Jerónimo, Albrecht Dürer


Deslumbrem-se e emocionem-se!

Boas leituras!

terça-feira, 5 de abril de 2011

Desempenho da actriz Eliza Hope Bennett - por Capa, Contracapa e Lombada




    No filme "Inkheart" gostámos muito do desempenho de todos os atores, porque todos eles mostraram grande talento na representação, mas a personagem que nos marcou mais foi a Meggie (Eliza Hope Bennett).





 

Eliza Hope Bennett participou nos seguintes filmes:


Capa, Contracapa e Lombada

O tema musical do filme "Inkheart" - por Red Blue & Green




     A música "My Declaration", o tema do filme Inkheart, foi composta por Tom Baxter e interpretada por Eliza Hope Bennet, a actriz que representa o papel de Meggie. Adorámos o filme, mas quisemos partilhar convosco este tema que mostra a versatilidade da actriz. 

      Podem ver o vídeo da música no site oficial, se clicarem aqui.

     Temos também para vocês a letra e a música em Inglês, de modo a acompanharem a canção.


My Declaration

Gonna be someone, gonna give something,
 I'm taking it on, i'm taking it on,
 It's gonna be my life, so i'm gonna live each day and each night,
 Taking it on, i'm taking it on

'cause i can't keep hiding, i can't keep hiding, i can't keep running away
 So i'm gonna be stronger, i'm gonna be better made, i'm gonna give everything,
 Just to bring me back again.


I'm gonna be a braver soul than this,
I'm gonna jump at all those many chances that i've missed,
 I'm gonna live my life beyond these fears and forms of cowardice that keep leading me on.
 I'm gonna shine out like a beacon in the night,
 I'm gonna wrap my fingers round the stars tonight,
 'cause i'm taking it on, 'cause i'm taking it on...

I can't keep hiding, i can't keep hiding, i can't keep running away
 So i'm gonna be stronger, i'm gonna be better made, i'm gonna give everything,
 Just to bring me back again.
 So i'm gonna be stronger, i'm gonna be understood and i'm gonna give everything
 Just to bring me back again!


So i'm gonna be stronger and i'm gonna be better made, i'm gonna give everything,
 Just to bring me back again...
 'cause i can't keep hiding, i can't keep hiding, i can't keep running away.



Divirtam-se a ouvir!

Red Blue & Green

Desempenho da actriz Eliza Hope Bennett - por Íris e Sis

Meggie (Eliza Hope Bennett)


     Vimos o filme Inkheart e podemos dizer seguramente que é muito interessante, é uma enorme aventura. Adoramos ver este filme e gostámos principalmente da relação de pai e filha entre a atriz Eliza Bennett e ator Brendan Fraser.
     Agradou-nos o desempenho Eliza Bennett, no papel de Meggie, pois achava que tinha uma vida muito aborrecida e que as aventuras só aconteciam nos livros que costumava ler. Não percebia porque é que a sua mãe tinha desaparecido e porque é que não podia ler em voz alta. Foi interessante quando ela descobriu que também era uma Língua de Prata e no final salvou toda a gente.

Íris e Sis

A fotografia do filme "Inkheart" - por Jomny e Gerreiro Fatal


      Inkheart é um filme maravilhoso, repleto de aventura e mistério. É um filme que anda à volta do mundo da magia e do maravilhoso mundo dos livros.
     Ao visualizarmos o filme, o que nos chamou mais a atenção foram os maravilhosos cenários, os castelos parecem mesmo fora desta época, não se sabe bem de que tempo saíram.
     As mini-histórias, que apresentam cada personagem saída dos livros, estão mesmo muito bem feitas, graças aos seus cenários e à belíssima fotografia deste filme. Contém belíssimas paisagens carregadas de magia.
Jomny e Gerreiro Fatal

Desempenho da actriz Eliza Hope Bennett - por Mafra e Juh



      Adorámos ver este espectacular filme de Iain Softley e, principalmente, o desempenho da actriz Eliza Hope Bennett. É ainda muito jovem, mas o seu trabalho é já muito convincente e o seu currículo bastante longo. Também participou no filme Nanny Macphee, desempenhando o papel de Tora Brown, uma das filhas do viúvo Cedric Brown.
     Em Inkheart, Meggie viveu uma aventura que tirou a sua vida do marasmo, também nós gostaríamos de fugir assim à rotina, através de aventuras fantásticas. Também nos surpreendeu o facto de o dom de trazer as personagens dos livros para o mundo real fosse herdada do seu pai Mo.

Vejam a entrevista à actriz e ao seu colega em Inkheart Brendan Frasier e testem o vosso inglês!


Mafra e Juh

Comentário ao guarda-roupa do filme "Inkheart" - por Rockyman e Mafia

     Achamos o guarda-roupa do filme interessante e variado, pois dá a entender que não pertence a uma época fixa, ou seja, que o filme pode desenrolar-se intemporalmente, dando mais realce ao argumento do mesmo e não ao seu enquadramento histórico.

    Também interessante é o facto de o realizador ter dado orientações precisas aos diferentes figurinistas responsáveis pelo guarda-roupa do filme, pois desse modo conseguiu que  fosse um elemento que complementa o argumento do mesmo. Podem verificar a variedade do guarda-roupa através das imagens das personagens principais abaixo apresentadas:

Farid - Podemos verificar a tradicional roupa egípcia


Dustfinger - Com um sobretudo comprido para esconder a sua roupa medieval



Mortimer Folchart (Mo) - Com um visual de típico homem moderno

Capricórnio - Um fato preto para dar a ideia de vilão


Esperamos que tenham gostado, e lembrem-se de que não se lêem apenas livros.

Rockyman e Mafia