Quem somos

Este é um espaço de partilha de leituras em diferentes formatos e em diferentes suportes. Trata-se de um projeto da Escola Básica António Correia de Oliveira que tem como principal objetivo a promoção da leitura e o desenvolvimento de literacias digitais. Entre 2010 e 2013, assentou num trabalho colaborativo entre a BE e a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação de 9.º ano. Após um interregno de 3 anos, a BE retoma a implementação do projeto com turmas do 7.º ano, em parceria com Oferta Complementar e Tecnologias da Informação e Comunicação.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Abertura da 3.ª sessão do Clube de Leitura na BE



Livros! Livros! Livros!

     A abertura de cada sessão do Clube de Leitura é aguardado por todos os seus membros com ansiedade. Na sessão do dia 15 de Fevereiro, foi visível, no rosto de cada aluno, o desejo de explorar o  blogue e de escolher um dos livros propostos. Todos ficaram satisfeitos com as opções tomadas e logo ali  se deitaram à descoberta, ávidos por receber o que cada livro tinha para lhes oferecer.

Foi assim o dia 15 de Fevereiro de 2011:

 

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

3.ª Sessão - Livros

    

   Caros membros, está oficialmente aberta a 3.ª sessão do nosso clube, estamos de volta ao velhinho suporte de papel para mais uma sessão de leitura de livros. Aqui ficam as sugestões da boa literatura de que poderão desfrutar e que irão, com certeza,  partilhar com os vossos colegas.


     Nesta aula na Biblioteca Escolar propomos que explorem esta mensagem, acedendo às ligações que vos são oferecidas a propósito de cada obra apresentada. Nesta exploração poderão aceder a sinopses, a editoras, a críticas de imprensa e até a filmes que vos ajudarão a decidir pelo livro que mais vos seduzir.


Aqui estão as nossas sugestões:



     A obra A Solidão dos Números Primos, de Paolo Giordano, editada em Portugal pela  Bertrand Editora, recebeu excelentes críticas de imprensa em 2009. Segundo Bibliofilmes Festival, foi também adaptada ao cinema pelo italiano Saverio Costanzo, tendo sido o filme candidato ao Leão de Ouro, no Festival de Veneza 2010.











     Extraordinários autores de Língua Portuguesa, entre os quais Gonçalo M. Tavares e José Eduardo Agualusa juntaram-se para criar este fantástico livros de contos. Contos de Vampiros, da Porto Editora, será uma obra que não passará despercebida entre os jovens, tal como refere a revista Time Out - Lisboa.








    

     Para os amantes da ciência, a obra O Novo Mundo do Sr. Tompkins, de George Gamow e Russael Stannard, editada pela Gradiva, será um desafio interessante.










     Academia de Princesas, de Shannon Hale, "Um poético romance de aventuras sobre a amizade, o amor e o valor da coragem", editado pela Gradiva, tendo  recebido o prémio de Melhor Livro Juvenil, pela Newbery Honor. É também um livro recomendado pelo PNL, pela American Library e pela School Library Journal. O sítio oficial da autora deste livro é também muito interessante.





     A entrevista a Ondjaki, o jovem escritor angolano com um já grande número de obras publicadas, pode convencer para leitura obra Os da Minha Rua, que aqui propomos, assim como a exploração da página do autor. Trata-se de um livro de contos que retratam a infância do escritor, editado pela Caminho.









     Na capa do livro, sugerido pelo PNL, O Gato de Uppsala, da Sextante Editora, surge a citação: "Todos os acontecimentos aqui descritos se passaram há muitíssimos anos mas tudo podia ter acontecido nos dias de hoje pois Elvis e Agnetta continuam a existir embora com outros corpos, outros rostos, outras roupas, outros hábitos.". Será que basta para convencer, ou será importante explorar o blogue da própria autora Cristina Carvalho?








     As histórias dramáticas vividas por muitos judeus durante a Segunda Guerra Mundial atraem e perturbam, mas ninguém fica indiferente. Este livro,  da editora Kalandraka, recomendado pelo PNL e pela Casa da Leitura, foi escrito por Ruth Vander Zee e belissimamante ilustrado por Roberto Innocenti. Talvez seja interessante para alunos de Espanhol ouvir a narrativa em castelhano, que podes ver e ouvir aqui.




     Por último, a POESIA! Pó de Estrelas, de Jorge Sousa Braga, ilustrado por Cristina Valadas, foi editado pela Assírio & Alvim. Trata-se de poemas que agradam aos puros amantes da poesia, mas que também fascinam cientistas, especialmente astrónomos. São apresentados poemas deste livro em inúmeros blogues de ciência e até a revista Super Interessante referiu o livro num seu artigo.  




     Estas são as nossas sugestões, mas muitos outros livros esperam por vós na Biblioteca!

Nota: em breve receberão as orientações necessárias ao desenvolvimento da sessão, para já sugerimos que publiquem, no vosso blogue de trabalho, a imagem do livro escolhido e um pequeno texto que justifique a vossa escolha, com base nos aspectos explorados no blogue do Clube de Leitura.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

"West Ham multa McCarthy por não perder peso" (A Bola)

    
     Olá, nós somos os Red Blue e o Green, três colegas da vossa turma. Vejam só a notícia que encontrámos no jornal A Bola. É uma notícia surpreendente e inédita no mundo do futebol.


     Nós achamos que esta era uma boa notícia para comentar, não só por ter uma vertente cómica, mas também pelo interesse que desperta, pois não é todos os dias que um jogador é multado por excesso de peso.


Referência bibliográfica:

West Ham multa McCarthy por não perder peso . A Bola [em linha] . [consult. 18 Jan. 2011] . Disponível na Internet: http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=246196


Ouçam o que temos a dizer:




by: Red Blue & Green

"The Daily, o primeiro jornal para iPad, é lançado nesta quarta-feira" (Público)

     Nós somos o Jomny e o Gerreiro Fatal e aqui partilhamos uma inovação espectacular. Adoramos tecnologia e não pudemos deixar passar esta notícia sobre o primeiro jornal para iPad.

Referência bibliográfica:

The Daily, o primeiro jornal para iPad, é lançado nesta quarta-feira . Público [em linha].[consult. 18 Jan. 2011].Disponível na Internet: http://www.publico.pt/Tecnologia/the-daily-o-primeiro-jornal-para-ipad-e-lancado-nesta-quartafeira_1478078




Jomny e Gerreiro Fatal

"Black Eyed Peas no Super Bowl: Arrasaram ou foram um desastre?" (Visão)

     Olá, nós somos a Juh e a Mafra e apresentamos aqui um dos melhores concertos do ano dos Black Eyed Peas.  É o que nos diz este artigo da revista Visão.

     Referência bibliográfica:


Black Eyed Peas no Super Bowl: Arrasaram ou foram um desastre?.Visão [em linha] . [consulta 18 Jan. 2011] . Disponível na internet: http://aeiou.visao.pt/black-eyed-peas-no-super-bowl-arrasaram-ou-foram-um-desastre=f589085



     Querem saber a nossa opinião? Então, ouçam:



                                                                                        Juh e a Mafra

"Dicas para arrumar o quarto" (Visão Júnior)

    Olá! Nós somos as vossas amigas do 9.ºB,  a Capa, a Lombada e a Contra-Capa. Damos a conhecer aqui as dicas mais práticas e rápidas para arrumar o vosso quarto! Aproveitem!

     Referência bibliográfica:
NEVES, Patrícia Reis – Dicas para arrumar o quarto . Visão Júnior [em linha].[consult. 18 Jan. 2011] . Disponível na Internet: http://aeiou.visao.pt/dicas-para-arrumar-o-quarto=f584574  
    Ei, pessoal, vejam este Voki que fizemos a pensar em vocês e ouçam o nosso comentário ao artigo:



By Capa,  Lombada e  Contra-Capa

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

“Inundações na Austrália: Cangurus, coalas e serpentes sofrem com as cheias” (Visão Júnior)


     Nós escolhemos a notícia "Inundações na Austrália: Cangurus, coalas e serpentes sofrem com as cheias", da revista online Visão Júnior,  porque adoramos animais e porque achámos que seria muito bom partilhá-la. Aqui se referem as inundações que ocorreram na Austrália e que afectaram vários animais, tais como cangurus, serpentes e coalas. Também nos fala sobre serpentes refugiadas em escombros flutuantes, cangurus que passeiam na água enlameada e mesmo um tubarão arrastado pela torrente de água nas ruas Brisbane.
     Nós achamos que esta notícia mostra bem como as inundações podem afetar não só os seres humanos, mas também os animais.

 Referência bibliográfica:

Inundações na Austrália: Cangurus, coalas e serpentes sofrem com as cheias .Visão Júnior [em linha]. [consult. 18 Jan. 2011]. Disponível na Internet: <http://aeiou.visao.pt/inundacoes-na-australia-cangurus-coalas-e-serpentes-sofrem-com-as-cheias=f586293>




                                                                         Ass.: JosGonza e Silvy

"O surfista mais louco do mundo" (VISÃO)

     Olá! Nós estamos aqui a comentar uma notícia da revista VISÃO. Escolhemos esta revista porque achamos que aborda sempre assuntos interessantes e que agradam a pessoas de todas as idades.

Referência bibliográfica:

VIEIRA, João Paulo – O surfista mais louco do mundo. VISÃO [em linha]. [consult. 18 de Janeiro]. Disponível na Internet:http://aeiou.visao.pt/o-surfista-mais-louco-do-mundo=f568336.

Acedam ao nosso comentário e fiquem a saber mais sobre este surfista a partir do nosso Voki:



                                                                            Por: Sis e Íris

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

"Os seis vídeos de Justin Bieber mais vistos na Internet" (Visão Júnior)

       Fãs de Justin Bieber, aqui está a prova de que o nosso ídolo é realmente amado e muito visto. Trata-se de um artigo sobre este cantor Pop/R&B que até nos permite ver alguns dos seus vídeos. Chama-se "Os seis vídeos de Justin Bieber mais vistos na Internet" e encontrámo-lo enquanto folheávamos a revista "VisãoJúnior - online".

Referência bibliográfica:

MAIA, Vânia Fonseca - Os seis vídeos de Justin Bieber mais vistos na Internet. Visão Júnior [em linha] . [consult. 18 Jan. 2011] . Disponível na internet: http://aeiou.visao.pt/os-seis-videos-de-justin-bieder-mais-vistos-na-internet=f584847

Aqui está o nosso comentário:

Tucha e Ducha

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

"40 Km de boa disposição" (BikeMagazine)

     Olá, companheiros do clube de leitura, sou o Praxistudiante e trago-vos uma notícia muito interessante que li na revista Bike Magazine, intitulada "40 km de boa disposição".
    
     Referência bibliográfica: PIRES, Pedro - 40 km de boa disposição.BikeMagazine[em linha].[consult. 1 Fev. 2011]. Disponível na Internet:
http://www.bikemagazine.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1800&Itemid=27

Podem também ouvir o meu comentário a esta notícia:


By Praxistudiante