Quem somos

Este é um espaço de partilha de leituras em diferentes formatos e em diferentes suportes. Trata-se de um projeto da Escola Básica António Correia de Oliveira que tem como principal objetivo a promoção da leitura e o desenvolvimento de literacias digitais. Entre 2010 e 2013, assentou num trabalho colaborativo entre a BE e a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação de 9.º ano. Após um interregno de 3 anos, a BE retoma a implementação do projeto com turmas do 7.º ano, em parceria com Oferta Complementar e Tecnologias da Informação e Comunicação.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Abertura da 2.ª Sessão do Clube de Leitura na BE

Click to play this Smilebox newsletter
Create your own newsletter - Powered by Smilebox
Free newsletter customized with Smilebox
    

      A equipa da BE e a professora de TIC dão os parabéns a estes jovens  que ficarão, com certeza, mais ricos com esta experiência.

Continuem!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

2.ª Sessão - Jornais e Revistas


Sejam bem vindos à Biblioteca Escolar!



     Está aberta a 2.ª sessão do nosso clube de leitura dedicada aos jornais e às revistas. Cada um de vós deverá utilizar esta aula na BE para a leitura de vários jornais e revistas online  a partir do próprio blogue do clube. Poderão, também, optar pela leitura em suporte de papel das várias publicações disponíveis. Desta leitura resultará a escolha de um artigo ou notícia que será, posteriormente, comentada e partilhada na nossa pequena comunidade de leitores, através da publicação de uma mensagem que incluirá as ferramentas web 2.0 "Voki" ou "xtranormal text-to-movie"
     A mensagem a publicar no blogue "Ler o Mundo", após a devida preparação no blogue de cada grupo de trabalho, deverá respeitar os seguintes parâmetros:
1.  artigo/notícia a comentar através de link (online) ou através de uma imagem (suporte de papel);
2. apresentação da bibliografia (poderás relembrar como fazê-la aqui);
3. publicação do pequeno filme realizado nas ferramentas web já referidas, cujo conteúdo será um curto comentário ao artigo ou notícia;
4. o comentário deverá  integrar:
         a) a razão da escolha do jornal ou revista;
          b) o tema do artigo ou notícia;
          c) a justificação da escolha do artigo ou notícia.
5. Após a publicação, deverão comentar a mensagem de, pelo menos, um colega.

Boas leituras e boas viagens pelo Mundo!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O Meu Pai é um Homem-Pássaro, David Almond

     "O Meu Pai é um Homem-Pássaro" é um livro de David Almond e apesar de ser um livro indicado como género infantil, não deixa de ser interessante para todas as idades. 
     Esta história fala de uma menina, Lizzie, que perdeu a mãe há relativamente pouco tempo e que está a viver com o pai. Este, desde a morte da sua mulher, tem-se comportado de maneira diferente, comendo vermes como os pássaros e às escondidas da filha, construindo umas asas com penas que apanhava no quintal. 
     Um dia, ao pequeno-almoço, após muito ser chamado para o vir tomar, o pai de Lizzie veio mal arranjado num velho roupão e chinelos rotos, com o cabelo todo desgrenhado e a barba por fazer, como ultimamente acontecia. Mas, neste dia, ele estava muito animado enquanto falava à filha sobre o concurso do Homem-Pássaro.
     "- No concurso? Que concurso?
   - O Grande Concurso do Homem-Pássaro, evidentemente! Não houviste falar nisso? Vem à cidade! Ouvi dizer isso ontem. Não, onteontem. Ou naquele dia, fez na última terça-feira uma semana. O que interessa é que o primeiro a atravessar o rio Tyne a voar ganha mil libras. E eu vou concorrer. É verdade, Lizzie. É realmente, verdade. Vou ganhar! Vou finalmente mostrar o que valho."
     Lizzie, tal como nos outros dias após o pequeno-almoço, despediu-se do pai para ir para a escola. Neste dia, antes de sair, avisou o pai da possível visita da tia Doreen e ele mostrou desagrado, mas Lizzie disse-lhe que a tia Doreen se preocupava com ele, como ela, e que gostava dele como ela. E disse-lhe ainda para ser simpático.

      "- TODAS AS ENTRADAS PARA O CONCURSO DO HOMEM-PÁSSARO!"
     "- Qual é o seu método de propulsão? Como vai voar?"
     "- Ora essa, com as minhas asas, evidentemente. Não são maravilhosas, Sr.Poop?"


     Promete, não promete? Leiam!

Íris

O Rapaz do Rio, Tim Bowler

      Esta é uma história sobre Jess, uma rapariga que tinha duas paixões: a natação e o seu avô.  Um dia, Jess estava na piscina com o seu avô.  Ele sentiu-se mal, mas não queria dizer a Jess, para não a preocupar, mas ela sabia que se passava alguma coisa de errado  com ele. Até que procurou seu avô e o viu na ponta na piscina. De  seguida,  o avô acenou-lhe e, para horror de Jess, caiu na piscina. O avô foi levado para hospital onde ficou três dias. A família ia de férias no dia 20 e já era 19; Jess sabia que era um erro partir porque seu avô ainda não estava recuperado. No final, Jess acabou por perder seu avô, mas tornou-se uma pessoa diferente e descobriu que ele era também um excelente nadador e adorava a água, para além da pintura. Acabou por descobriu o que representava o quadro misterioso que o seu avô tinha pintado.  
     Gostei do livro porque mostra a ligaçao de Jess com seu avô e o mistério do quadro que seu avô tinha feito.

                                                                                                                                         Don
    

Gaveta de Papéis, José Luís Peixoto

Quarto

"Os posters, colados com fita-cola,
arderam nas paredes. Os ursos de
peluche fecharas os braços e, por
quase nada, arderam sobre a cama.
Os cartões de estudante antigos, os
postais de férias e os três poemas
passados a limpo arderam dentro
da gaveta da mesinha-de-cabeceira
Fiz dezasseis, chegou o verão e
os bombeiros não tiveram meios
técnicos e humanos suficientes."



Adorei este livro, principalmente este poema, acho que este poema se aplica a adolescentes porque descreve o quarto de muitos jovens como eu, onde se guardam várias recordações. Este é o meu quarto!

Ass.: JosGonza