Quem somos

Este é um espaço de partilha de leituras em diferentes formatos e em diferentes suportes. Trata-se de um projeto da Escola Básica António Correia de Oliveira que tem como principal objetivo a promoção da leitura e o desenvolvimento de literacias digitais. Entre 2010 e 2013, assentou num trabalho colaborativo entre a BE e a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação de 9.º ano. Após um interregno de 3 anos, a BE retoma a implementação do projeto com turmas do 7.º ano, em parceria com Oferta Complementar e Tecnologias da Informação e Comunicação.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O Homem do Inverno Nuclear, Terry Deary

    Adorei ler este livro, pois trata-se do género literário de que mais gosto... policiais. É um livro que fala de um cientista chamado Vladimir Alexandrov que possui bastantes informações sobre o Inverno Nuclear (catástrofe que poderá ser causada se ocorrer uma guerra nuclear entre os EUA e a Rússia). O KGB enviou, então, um dos seus melhores agentes para investigar este desaparecimento misterioso, achei uma pena o livro não apresentar um final, pois deixa as pessoas muito expectantes. Achei interessante que nas últimas páginas existisse um glossário com as definições de KGB, CIA, Inverno Nuclear e todas as informações sobre o caso. Apresenta também a versão da Rússia e a versão dos Estados Unidos da América.

Rockyman

A História de um Rapaz Mau, Thomas Bailey Aldrich

      A História de um Rapaz Mau foi um livro que me agradou bastante, não vos posso contar a história pois assim  incentivo  todos os colegas a lerem o livro e acreditem que não será uma perda de tempo.
     A história fala de um rapaz "mau" que pode ser qualquer pessoa, pois esta personagem tem muitas características que podemos encontrar em nós próprios, é um retrato de cada um de nós.
BY: Dinis

A Árvore Generosa, de Shel Silverstein

     Este livro, inicialmente, pareceu-me um bocado infantil até  pensei que fosse um livro de colorir, mas, depois, quando comecei a ler, notei que não é só para crianças, mas sim para todas as idades e pretende transmitir uma lição para a vida. O livro fala de um miúdo que quando era pequeno tinha uma forte ligação com uma árvore, quase como se fossem os melhores amigos. Mas, depois, o miúdo cresceu e a sua relação com a árvore enfraqueceu pouco a pouco, pois ele só queria saber da árvore quando precisava de algo. É uma grande lição de generosidade, pois a árvore sente-se feliz apenas por dar, sem nunca receber.

Red Blue

Poesia de Fernando Pessoa para Todos

     Este livro de poesia apresenta uma grande variedade de poemas de Fernando Pessoa que me agradaram muito. Há muito tempo que me apaixonei pelos poemas de Pessoa e o meu favorito, que também está no livro, é "Poema Pial". O livro tem imagens engraçadas que acho que nos fazem gostar mais de poesia, até aqueles que não gostam muito.
RAVS

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O Rapaz do Pijama às Riscas, de John Boyne

     O livro o Rapaz do Pijamas às Riscas é muito comovente, pois a história é sobre dois meninos que viveram durante a Segunda Guerra Mundial. Bruno, um dos meninos, vivia em Berlim e  achava que tudo estava bem, que a vida era simplesmente bela. Houve um dia em que ele e a sua família tiveram de sair de Berlim porque o pai dele era um oficial do exército, era o braço direito de Hitler,o comandante. Ele ficou muito triste por sair de lá, pois tinha de se despedir dos seus amigos. Então, ele foi viver para um local desértico, onde não existia ninguém, só mesmo a sua família e os empregados do pai. Até que um dia ele decidiu explorar esse local e avistou uma rede. De longe parecia uma mancha pequena, quanto mais perto dela chegava, via uma mancha mais nítida, até que viu um menino vestido com um "pijama às riscas" chamado Shmuel. Eu não vou contar mais porque assim tiro a piada à história.
Só vos digo uma coisa, este livro não vai trazer noites tranquilas...

Megui

O Diário de um Banana, A Última Gota, de Jeff Kinney

      Saudações, amigos, o meu nome é MÁFIA e estou aqui para vos apresentar um dos meus livros favoritos... O Diário de um Banana 3. Por isso, pouco barulho que se vai falar de um livro... Bom, este livro é o meu preferido de toda a série "Diário de um Banana"... até agora.
     Este livro fala de um rapaz chamado Greg Heffley, que é, e sempre será, um grande BANANA!!!
     Neste livro, o pai de Greg tenta mudar a natureza do filho: primeiro com pequenos planos, aos quais Greg facilmente se esquiva, mas, quando o pai o ameaça de o inscrever numa escola militar, Greg descobre que se não mudar pode acabar mal (literalmente).
     Será que Greg se vai salvar desta sentença? É o que vão descobrir se lerem o livro!

Máfia

O 10 Magnífico - Uma aventura de uma criança no mundo da matemática, de Anna Cerasoli

      Em minha opinião, este livro está muito bem construído. Mostra-nos que a Matemática não é nenhum bicho de sete cabeças e é muito divertida. Conta-nos a história de um rapaz que não gostava de Matemática, e o seu avô, como era professor de Matemática, já reformado, ensinou-o a jogar, aos poucos e poucos. Filippo, mais conhecido como Filo, passou a gostar desta disciplina e verificou afinal que o seu avô não estava a mentir, dizendo que Matemática é divertida. Gostei bastante de ler este livro, e foi um experiência agradável.
Praxistudiante

O Sítio das Coisas Selvagens, de Dave Eggers

     O Sítio das Coisas Selvagens de Dave Eggers foi a obra que escolhi como a primeira a ler no Clube de Leitura recentemente formado pela minha turma. A razão pela qual escolhi esta obra foi porque foi adaptado a filme e ouvi falar muito bem dele. Ao principio é sempre dificil começar a leitura, mas uma vez que nos envolvemos na história parece que o tempo passa demasiado depressa. O livro conta a história de um rapaz chamado Max que vive num rua calma perto de um bosque. Max é um rapaz muito activo, gosta de correr atrás do cão, de pregar partidas à irmã e aos seus amigos. Podemos tambem dizer que Max é tambem um criança afectada pelo facto do seus pais se terem separado e é tambem por isso que gosta muito da sua mãe, com quem vive, e quase nunca se separa do fato de lobo que a sua mãe lhe comprou.
     Um dia, Max estava à espera dos amigos da sua irmã para fazer um bombardeamento de bolas de neve, coisa que fazia com frequência. Depois de os amigos da sua irmã o terem descoberto, correu para o seu forte de neve, mas, quando estava lá dentro, um dos seus perseguidores saltou-lhe para cima e, como é óbvio, aleijou-o. Correu para dentro de casa, dirigiu-se para o quarto da irmã e começou a partir tudo o que via. Nessa noite, disse à sua mãe o que tinha feito, ela perdou-o e ajudou-o a arrumar tudo, para que a sua irmã não descobrisse. Depois a sua mãe pediu-lhe para que se arranja-se pois o seu namorado viria jantar a sua casa. Como esperado, Max vestiu o seu melhor fato, o disfarce de lobo, que para ele era o mais formal que tinha no armário. A sua mãe chamou-o para jantar, ele desceu de gatas, subiu para a mesa e disse:
"-Alimenta-me mulher!".
     A mãe, claro que o repreendeu, ele repetiu e começou uma discussão que só acabou quando Max a mordeu no ombro. Ela  chamou-o de animal, ele ficou furioso e fugiu para o bosque, onde encontrou um barco no qual navegou até ao sítio das coisas selvagens...e para saber o resto tens de ler a obra.



Paz, Estevez 

1.ª Sessão - Livros

     Foi no dia 23 de Novembro de 2010 que aconteceu a abertura da 1.ª sessão do nosso Clube de Leitura. A primeira aula deste projecto teve lugar na BE, sob orientação das professoras bibliotecárias e da docente responsável pela disciplina de ITIC. Aqui, os alunos puderam assistir a uma apresentação das sugestões de leitura,  com visionamento de depoimentos sobre os livros sugeridos, com momentos de leitura de excertos, assim como com trailers de filmes que adaptaram algumas das obras ao cinema. Para além das seis obras promovidas para leitura e partilha, muitas outras foram escolhidas pelos alunos da turma e todos saíram deste encontro com um bom livro dentro da mochila.





     Eis a sessão oferecida aos alunos e as sugestões de leitura apresentadas:


O Perfume 
 A História de um Assassino
de Patrick Süskind

O livro:



O que pensam acerca do livro:


 A Professora de Educação Visual  Paula Soares

 


A Assistente Operacional Sameiro Nibra



O filme:




O Diário de um Banana 3 – A Última Gota
 de Jeff Kinney





O livro:





O que pensam acerca do livro:

 


Um colega de turma



O filme:







O Rapaz do Pijama às Riscas
 de John Boyne

O livro:





O que pensam acerca do livro:


A Professora de História Lucinda Abreu





As colegas de turma




O filme:








O 10 Magnífico 
 Uma Aventura de uma Criança no Mundo da Matemática
Anna Cerasoli

O livro:






O que pensam acerca do livro:



A Professora de Matemática Dora Ferreira





Poesia de Fernando Pessoa para Todos,
selecção e organização de José António Gomes
O livro:




Os poemas ouvidos pelos alunos:
“Liberdade”

Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não o fazer!
Ler é maçada,
Estudar é nada.
O sol doira
Sem literatura.

O rio corre, bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa,
De tão naturalmente matinal,
Como tem tempo não tem pressa...

Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.

Quanto é melhor, quando há bruma,
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!

Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol, que peca
Só quando, em vez de criar, seca.

O mais do que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças
Nem consta que tivesse biblioteca...


                          Fernando Pessoa

Poema dito por João Villaret:

"O menino da sua mãe"

No plaino abandonado
Que a morta brisa aquece,
De balas traspassado
- Duas, de lado a lado -,
Jaz morto, e arrefece.

Raia-lhe a farda o sangue.
De braços estendidos,
Alvo, louro, exangue,
Fita com olhar langue
E cego os céus perdidos.

Tão jovem! Que jovem era!
(Agora que idade tem?)
Filho único, a mãe lhe dera
Um nome e o mantivera:
"O menino da sua mãe".

 Caiu-lhe da algibeira
A cigarreira breve.
Dera-lhe a mãe. Está inteira
E boa a cigarreira.
Ele é que já não serve.

De outra algibeira, alada
Ponta a roçar o solo,
A brancura embainhada
De um lenço... Deu-lho a criada
Velha que o trouxe ao colo.

Lá longe, em casa, há a prece:
"Que volte cedo, e bem!"
(Malhas que o Império tece!)
Jaz morto, e apodrece,
O menino da sua mãe.

            Fernando Pessoa


Poema cantado por Mafalda Veiga:

Novas Histórias ao Telefone
 de Gianni Rodari

O livro:





Leitura de um dos contos





Aguardamos os comentários dos alunos e a partilha das suas leituras!